A história do Dia Nacional da Matemática e outras datas para comemorar a Matemática

Um dia para comemorar a Matemática 

 O Dia Nacional da Matemática é comemorado no Brasil todo dia 6 de maio, numa justa homenagem ao professor de matemática e escritor Julio Cesar de Mello e Souza (1895-1974) data de seu nascimento na cidade do Rio de Janeiro.

Julinho, como era chamado, começou a escrever nos primeiros anos escolares cursados na cidade de Queluz, SP às margens do Rio Paraíba e junto à divisa com o Estado do Rio de Janeiro, onde viveu sua infância.

Em 1925 Julio César (JSMS) criou o heterônimo Malba Tahan e se tornou um dos maiores popularizadores da Matemática de todos os tempos, por meio de seus arquivos na imprensa, suas palestras e principalmente pelos mais de 120 livros que escreveu sobre matemática, cultura, história e didática da Matemática.

Julio Cesar na inauguração do monumento à Matemática na cidade de Itaocara, RJ. 

Sua principal obra é “O Homem que Calculava”, que já vendeu mais de 2,5 milhões de exemplares em suas quase cem edições e que , foi traduzido para cerca de 20 línguas. Para maiores informações navegue no site oficial de Malba Tahan: https://www.malbatahan.com.br/).

abertura do site oficial sobre Malba Tahan

 O projeto do Dia Nacional da Matemática 

 A iniciativa de instituir o dia da matemática partiu da comissão organizadora do Centenário de Malba Tahan no ano de 1995, composta por Pedro Paulo Salles (educador musical e sobrinho neto de JCMS), André Pereira (historiador e neto de JCMS), Antonio José Lopes Bigode (educador matemático e autor), Valdemar Vello (editor, educador e artista) e Atílio Bari (teatrólogo), todos especialistas em Malba Tahan, cada um na sua especialidade.

A proposta do Dia da Matemática foi apresentada e entusiasticamente abraçada pelo saudoso Darcy Ribeiro. Naquele ano de 1995, o Dia da Matemática já havia sido aprovado pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro e pela Câmara Municipal de São Paulo, anos depois pela Câmara Municipal de Salvador, Bahia em 2010.

Bilhete enviado pelo então Senador Darcy Ribeiro ao professor Bigode em novembro de 1994, já comemorando a criação do Dia da Matemática em homenagem a Malba Tahan. 

O projeto de criar um Dia da Matemática foi proposto originalmente pelo educador e antropólogo, Darcy Ribeiro, que na época era Senador pelo Estado do Rio de Janeiro. Darcy é um dos três principais nomes da Educação brasileira, ao lado de Anísio Teixeira e Paulo Freire, foi o criador da Universidade de Brasília e dos CIEPS no Estado do Rio de Janeiro. Deve-se a Darcy e não a outros parlamentares a iniciativa de instituir o Dia Nacional da Matemática, porém devido a seus problemas de saúde e falecimento precoce em 1997, o projeto parou sendo reapresentado na Câmara dos Deputados por iniciativa da diretoria da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), por alguns anos perambulou entre gabinetes parlamentares até que no ano de 2013, por empenho do deputado federal Chico Alencar do RJ, o projeto foi aprovado na Câmara Federal e sancionado pela Presidenta da República, que instituiu o 6 de maio como o Dia Nacional da Matemática. [Lei 12.835 de 26 de junho de 2013].

Uma data para comemorar e popularizar a Matemática 

A instituição da data tem como objetivos principais incentivar a promoção de atividades educativas e culturais alusivas à Matemática, com o propósito de mobilizar alunos e professores para desenvolver projetos, explorar e promover a Matemática em suas várias dimensões: a recreativa, a cultural, a utilitária e entre outras que lhe dão significado. Nos últimos anos milhares de escolas têm organizado eventos do tipo Semana da Matemática e Feiras de Matemática, em dias próximos a 6 de maio com: exposições de trabalhos de alunos; pesquisas sobre a presença da matemática no cotidiano e suas aplicações nas várias áreas de conhecimento; estudos sobre episódios da História da Matemática; temas de Geometria e suas conexões com as Artes, a Arquitetura e a Natureza; atividades de encenação de peças teatrais e exibições de filmes com temáticas matemáticas; festivais de música com recitais de poesia matemática, exposições de arte e de fotografias matemáticas; gincanas e olimpíadas de Matemática Recreativa com desafios, quebra-cabeças, jogos lógicos entre outras atividades criativas.

Comemorações pelo mundo

O dia da matemática também é comemorado em outras partes do mundo, na Espanha foi instituído “Día escolar de las matemáticas” no dia 12 de maio, em homenagem à data de nascimento de Pedro Puig Adam, o mais importante educador matemático espanhol.

O dia do Pi

Nos EUA, desde 1988, é comemorado o “π day” (dia do pi) no dia 14 de março, pois lá a data se escreve 3,14 o mês de março (3) antes do dia da semana (14). Em alguns lugares o dia do Pi é comemorado no dia 22 de julho em alusão a 22/7 que é uma aproximação de Pi descoberta por Arquimedes de Siracusa há cerca de 2200 anos.

Dia Internacional da Matemática 

A UNESCO declarou o ano 2000 como “Ano Internacional da Matemática”, em 2019, por iniciativa da União Internacional de Matemática (IMU) a Conferência Geral da UNESCO declarou o dia 14 de março como Dia Internacional das Matemáticas.

Os principais objetivos de um Dia Internacional da Matemática, com benefícios esperados para estudantes, professores, mulheres e meninas e para a sociedade em geral são:


  1. Melhorar o entendimento entre o público em geral, os tomadores de decisão e nas escolas sobre a importância da matemática na educação; 
  2. Contribuir para a capacitação em educação matemática e científica, com enfoque especial em meninas e crianças de países em desenvolvimento; 
  3. Alcançar a igualdade de gênero e capacitar mulheres e meninas na matemática; 
  4. Melhorar o entendimento entre o público em geral, com os tomadores de decisão e nas escolas sobre a importância da matemática como uma ferramenta para desenvolvimentos que levem a circunstâncias econômicas mais prósperas; 
  5. Enfatizar a importância da pesquisa básica em ciências matemáticas como a semente para avanços na tecnologia e na gestão da sociedade; 
  6. Destacar o papel da matemática na organização da sociedade moderna, incluindo os sistemas econômico, financeiro, de saúde e transporte, telecomunicações na busca pelo bem-estar humano, etc.; 
  7. Aumentar a conscientização sobre o papel da matemática no combate a desastres, epidemias, doenças emergentes, espécies invasoras; 
  8. Destacar o papel da matemática na mudança para uma economia circular de sustentabilidade compatível com a preservação da biodiversidade; 
  9. Equipar o público em geral e os jovens com ferramentas para compreender os desafios planetários e a capacidade de responder como cidadãos bem informados; 
  10. Aumentar a rede internacional e as colaborações na conscientização pública da matemática; 
  11. Aumentar o acesso à informação, fornecendo uma maneira simples de dar aos cidadãos uma escolha em todos os aspectos da sua vida diária.
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Comentários

  1. Não conseguir abrir os textos do Corona Virus e da História do Xadrez

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