A história de Malba Tahan
Ali Yezzid Izz-Edin Ibn-Salin Malba Tahan, famoso escritor árabe, descendente de uma tradicional família muçulmana, nasceu no dia 6 de maio de 1885, em uma aldeia chamada Muzalit, próxima da antiga cidade de Meca. Fez seus primeiros estudos no Cairo e, mais tarde, mudou-se para Constantinopla onde concluiu oficialmente seu curso de Ciências Sociais.
Datam dessa época a publicação de seus primeiros trabalhos literários, no idioma turco, em diversos jornais e revistas. A convite de seu amigo, o Emir Abd El-Azziz Ben Ibrahim, exerceu Malba Tahan, durante vários anos, o cargo de “quaimaquam” na cidade de El-Medina, tendo desempenhado suas funções administrativas com rara inteligência e habilidade. Conseguiu, mais uma vez, evitar graves acidentes entre os peregrinos e as autoridades locais, procurando sempre dispensar valiosa e desinteressada proteção aos estrangeiros ilustres que visitavam os lugares sagrados do Islam. Com a morte de seu pai, em 1912, recebeu Malba Tahan uma grande herança; abandonou, então, o cargo que exercia em El-Medina e iniciou uma longa viagem através de várias partes do mundo.
Atravessou a China, o Japão, a Rússia, grande parte da Índia e da Europa, observando os costumes dos diferentes povos. Entre suas obras mais notáveis citam-se as seguintes: Roba el-Khali, Al-Saneir, Sama-Ullah, Maktub, Lendas do Deserto e muitas outras. Faleceu em combate, em julho de 1921, nas proximidades de El-Riad, quando lutava pela liberdade de uma pequena tribo na Arábia Central.
Saiba mais visitando o site sobre Malba Tahan, seu criador e sua obra.
![arabe-1 arabe-1](https://www.malbatahan.com.br/wp-content/uploads/2017/07/arabe-1-450x620.jpg)
![](https://www.malbatahan.com.br/wp-content/uploads/2017/07/foto-julio.png)
A biografia do professor Julio Cesar de Mello e Souza, que você conhecerá, segue uma linha no tempo, conforme os capítulos enunciados abaixo. Naturalmente, o relato sobre a vida e a obra do autor não se esgota nessa narrativa. Muitas informações podem enriquecer ainda mais a história do escritor, especialmente as que se encontram em diferentes pesquisas acadêmicas e em depoimentos de alunos, amigos e parentes que o conheceram em vida. Nos documentos primários reunidos no Acervo Malba Tahan, do Centro de Memória da Educação da FE-UNICAMP, certamente novas informações também poderão ser descobertas.
- Resumo biográfico
- Árvore genealógica
- Infância em Queluz
- A casa: a escola
- Brincando com sapos
- Revista ERRE e Salomão IV
- Rio de Janeiro: estudo e trabalho
- Acordaram-me de madrugada
- Redações a venda
- Aulas e cursos
- Golpe perfeito!
- Malba Tahan entra em cena
- Primeiro livro e muitos outros
- O misterioso árabe dos jornais
- Popularização da matemática
- “O homem que calculava”
- Conto dos 35 camelos
- Dom da palavra!
- Muito além das salas de aula
- Educação matemática
- Arauto e precursor
- Etnomatemática
- Altruísmo e outras obras
- Morte e memória
- Rua Arthur Araripe
- Morte e memória
![](https://www.malbatahan.com.br/wp-content/uploads/2017/07/03-fotos_retratos_p3.jpg)
![](https://www.malbatahan.com.br/wp-content/uploads/2017/07/manuscrito-2.jpg)
Comentários
Postar um comentário